BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS


domingo, 6 de maio de 2012

NIVA:Minha opção!




 Camaradas niveiros e simpatizantes,
criei esse blog com objetivo de expor minha vivencia com os NIVAs,passar algumas dicas e divulgar minhas NIVENÇÕES.Inicío com minha história e opinião relatadas no texto abaixo.Abraços,camarada Geniva.



DESCOBRINDO O QUE É POSSUIR UM 4X4

Desde pequeno aprendi com meu pai a gostar de pescarias e acampamentos. Íamos com minha mãe de ônibus e outras vezes, eu e ele de bicicleta.
Mas foi depois de adulto, por volta de 1998 que consegui comprar uma Rural para fazer minhas pescarias. Era uma 4x2, ano 63, verde-branca, toda detonada. Pneus carécas, freios em duas rodas (quando pegava) e a direção tinha que começar a virar no meio da quadra para dobrar a esquina, de tanta folga. Infelizmente meu pai não chegou a conhece-la.
Foi assim que experimentei o gosto de possuir um veiculo 4x4. Fiquei dois anos com ela.
Reformei-a toda, coloquei tração, enfim, ficou muito bonita! Estava encantado. Quem viveu isso sabe do que estou falando. Uma pena que gastava demais, era muito grandona e durona de andar, decidi então vender a “GRAMPOLA” (nome em homenagem a uma personagem da novela da época).
E foi a partir daí então que tudo começou...


ENTRANDO NO MUNDO NNV(NIVA NA VEIA)

Comprei um carro pro dia a dia. Acabaram-se os gastos com peças, mecânicos, etc...
Fiquei mais tempo em casa, descansando. Andava quase só no asfalto, enfim, tornei-me um cara normal,um motorista, como qualquer outro.
Mas faltava-me algo... E eu já sabia o que era. A mata, o campo, os rios e açudes, os caminhos e lugares que sabia que  existiam e não podia visitá-los.
Então comprei ele : MEU PRIMEIRO NIVA!
Um carro que muitos chamam de droga, sem ter a coragem de conheçe-lo! Por isso jamais saberão o prazer que ele dá.
O orgulho de possuí-lo mistura-se com a dor e o cansaço de ter que mante-lo em forma, em dia, inteiro. As vezes satisfazendo-se apenas por estar andando, isso já basta para alegrar-nos!
Diriam-me aqueles que o desconhecem: “QUALQUER CARRO TEM, NO MÍNIMO O DEVER DE RODAR!” Respondo-lhes como niveiro de coração: Após ver nos foruns opiniões de muitos outros como eu, estou aprendendo o básico de informática, e conto com a ajuda de todos irmãos niveiros que concordarem com minhas opiniões para podermos divulgar  esse inexplicável vício que hoje faz parte de nossas vidas.
Do mesmo modo que as pessoas com as quais me relaciono,ao lerem esse artigo,ficaram surpresas e até curiosas em relação ao niva,Todos compreenderão,ou ao menos
PENSARÃO DUAS VEZES ANTES DE SE ARRISCAREM FALAR MAL DELE!!!
Nunca fui apegado à bens materiais. Adoro minha familia, amo minha esposa e meus filhos. Mas porque alguém foi escrever um dia que NIVA TEM ALMA??? Isso não saiu  mais da minha cabeça, e me fez escrever isso tudo.
Que vício louco é esse que a gente não faz a minima força pra sair dele?
Que prazer nos dá em passearmos com a familia, conhecer lugares que não chegaríamos em um carro normal. Passarmos por barrancos e rios, com um enorme sorriso de orelha á orelha. “SÓ LOUCOS COMO EU SENTEM ORGULHO EM TER UM CARRO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NEM PENSAM EM POSSUIR!!!”

MESTRES NIVEIROS

Quero parabenizar a todos vocês, que ainda nesse mundo de hoje,tem personalidade suficiente para assumirem que gostam de um carro simples, barato, mas suficiente para levar-nos onde quisermos.
Pela solidariedade de ajudarem aos novos niveiros, com dicas de como superamos os problemas que enfrentam hoje em seus nivas
Pelos conhecimentos de mecanica que proporcionam às suas mulheres e filhos ao pedirem para alcançar-lhes embaixo do NIVA um macaco hidráulico,uma chave dezenove ou um alicate de pressão (isso também ajuda com nossos presentes de aniversário, rsrsrs).    
Enquanto a maior parte das pessoas,não tem a coragem de viver a vida sem preocupar-se com o que os “outros” vão falar. sentem inveja e gastam o que não podem para possuirem um carro mais caro que seus colegas ou vizinhos, a gente sente alegria em nossos corações quando alguém compra um niva. E ABRIMOS AQUELE SORRISO AO PASSARMOS POR OUTRO RUSSINHO NAS RUAS!

Existem poucos mecanicos que consertam NIVAs! Talvez a gente tenha um pouco de culpa nisso, pois quando o levamos na oficina ficamos sempre de olho, em cima, conferindo tudo. Resistimos ao máximo, mas sempre chega um momento em que precisamos auxilia-los, pois ninguém conhece um NIVA quanto seu dono, cada um tem suas manias! E é nessa hora que o mecânico pode ficar “beiçudo” e apartir disso passam a “não ter” mais hora disponivel para  atender-nos. Ou cobram fortunas de mão-de-obra. Levando-nos com isso a cada vez mais buscar o conhecimento com outros niveiros para a gente mesmo fazer sua manutenção.
“QUANDO NOSSOS NIVAS ESTÃO QUEBRADOS SENTIMOS ALGO ESTRANHO,PARECE QUE FICAMOS MAIS TRISTES DO QUE BRAVOS!! ISSO QUE EXPLICA O SENTIMENTO DE ALEGRIA EM APENAS ELE ESTAR RODANDO!!!”
Todo carro deve andar,mas o niva não é “TODO CARRO”!

Um niveiro de verdade,quando percebe que outro niveiro mestá feliz, jamais faz criticas DESTRUTIVAS quanto a cor, ano, motor que usa, até mesmo sobre o estado de um outro NIVA ! Damos sugestões, opiniões. Antes de tudo precisamos encorajá-lo à seguir em frente. Respeitamos sua escolha e entendemos o que esta sentindo, já passamos por isso!!!
Nessa fase, estão aqueles que podemos chamar de MESTRES!
São os niveiros antigos, de idades variadas, com conhecimentos em diversas áreas profissionais. Que usam com certeza esses conhecimentos para cada vez mais deixarem seus NIVAs próximos da perfeição.
Esses mestres ,SENTEM NA CONCIÊNCIA, o dever de orientar os outros niveiros e principalmente os novatos, pois sabem que enfrentarão dificuldades e preconceitos.





                                                                                                                                                                                                                   
VENCENDO  PRECONCEITOS


1 - ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
 Existem varias soluções para tornar o NIVA mais econômico, carburação, GNV, e , sendo 4x4, pode transitar normalmente com motor diesel, conseguindo uma autonomia média que varia de minimo 10 chegando até 20km/litro. Conforme o motor adaptado, que podem ser :
Wv 1.6, 1.9 ou “mixto quente’(usando peças do ap 1.8 ou 2.0), kia besta, fiat 1.7  entre outros.
                                                                                                                                                                                                                     

2 - DIFICULDADE DE ENCONTRAR PEÇAS
A grande maioria dos NIVAs estão rodando com muitas peças adaptadas de carros nacionais o que torna sua reposição rápida e barata,eu mesmo já projetei desde pequenos suportes,até buchas de cruzetas e alargadores de paralamas. É só pesquisar que se Existem varias soluções para tornar o NIVA mais economico: Carburação, GNV, e , sendo 4x4, pode transitar normalmente com motor diesel, conseguindo uma autonomia média que varia de minimo 10 chegando até 20km/litro. Conforme o motor adaptado, que podem ser :
Wv 1.6, 1.9 ou “mixto quente’(usando encontra dicas de grandes gênios Ex:criadores do Xniva,nivopala entre muitos outros.
Além disso, nos grandes centros existem muitas lojas de peças lada, que importam, ou adquirem produtos fabricados no Brasil.




3 - NIVA NÃO É PARA TRILHA
Eu faço uso diário do NIVA, trabalho, passeios, viagens, acampamentos e pescarias. Nunca fiz trilhas. Mas já tirei do atoleiro um amigo que fez! Onde seu willis preparado ficou , eu passei e o reboquei (durante uma pescaria).
Admiro todos 4x4, e respeito qualquer jipeiro. Mas acho que falta para ALGUNS, um pouco de HUMILDADE no modo de ver e relacionar-se com aqueles que não podem comprar um jipe mais caro.
“DEVEMOS SENTIR FELICIDADE COM NOSSOS JIPES...NUNCA PODER E ARROGÂNCIA!!!”
Podemos usa-lo para trilhas! Basta respeitar seus limites, como qualquer outro 4x4. Se quisermos participar de trilhas pesadas o melhor seria colocar um motor mais potente, modificar a suspensão e fazer um reforço no diferencial dianteiro ou trocá-lo por um de aço,etc...







O NASCIMENTO DE UM NIVEIRO

Esses são alguns preconceitos, além disso falarão que seu NIVA é quadrado, ridiculo e você é um louco em comprá-lo. Em muitas auto-peças a resposta será sempre a mesma: não,  ao pedirmos peças pro lada, se não insistirmos, nem levantam da cadeira para procurar uma peça “genérica”!
Nas primeiras vezes poderá sentir-se envergonhado, indeciso. Notará que a direção é um pouco dura, que é gastador, os freios não são muito eficientes. Vai olhar pra alavanca da reduzida, desconfiando que ela tá engatada. Talvez comece a pensar em vendê-lo...
Esse é o seu primeiro teste! Os mestres já sabem o que acontecerá:

1 - Você vai vendê-lo, ou troca-lo por um carro normal, uma moto, uma bicicleta, uma tv, qualquer coisa. Está desesperado e com medo do niva, muito preocupado com o que os outros pensam de você. Se livrará dele e seguirá outros caminhos. NÃO CHEGARÁ AOS NOSSOS! Será apenas mais um para falar mal ...

2 - Vai vendê-lo ou trocar por um carro. Mas não conseguirá esquece-lo! Ficará babando quando ver um de nós no estacionamento. Pesquisará nos foruns e nos jornais,até um dia tomar coragem de se “assumir” e ir em busca do tempo perdido! TÁ NO SANGUE!!!

3 –VOCE TEM PERSONALIDADE E NÃO COPIA NINGUEM,FICA FELIZ QUANDO ALGUEM ALCANÇA UM SONHO,NÃO PENSA DUAS VEZES PARA ELOGIAR E DAR FORÇA À ALGUEM,COMEMORA JUNTO COM SEUS AMIGOS SUAS VITÓRIAS E ABRAÇA-OS EM SUAS DERROTAS,ADMIRA AS PESSOAS, MAS NÃO AS INVEJA...ENFIM...VOCE TEM O CORAÇÃO PURO,PRINCIPAL VIRTUDE DE UM FUTURO MESTRE NIVEIRO!!!
Seja bem vindo!Estamos prontos para ajudá-lo!



CONTINUANDO MINHA HISTÓRIA

Foi essa terceira hipótese que aconteceu comigo! Acabei trocando meu carro pelo meu primeiro NIVA, ano 91. Cor grená. Fiquei uns dois anos com ele. Foi nele que fiz minha primeira adaptação: direção hidraulica do Galaxy.

Não dou  bola para as opiniões pejorativas das pessoas “NORMAIS”!
Olho-as de cima, com  seus carros de status ou seus SUV’s 4x2 ½.
Acompanho-os pelas estradas e não conseguem seguir-me pelos meus caminhos!

Mas como eu, precisava um carro pro dia-a-dia, ir pro trabalho, etc... E o Niva não era econômico, qual a solução, então??
“UM VERDADEIRO NIVEIRO SÓ DISFAZ-SE DO SEU NIVA QUANDO NÃO HÁ OUTRA SAÍDA!...OU ENTÃO PARA COMPRAR OUTRO!!!”
Isso mesmo, comprei outro NIVA, agora, diesel, branco, ano 90...O HERÓI DESSA HISTÓRIA!
Economico e nunca me deixou na mão. Continuei fazendo tudo que fazia com o outro. Fiquei três anos com ele, mas infelizmente tive que vendê-lo em um momento muito delicado de minha vida. NÃO HAVIA OUTRA SAIDA!!!
 Um sujeito que ficou com ele reformo-o todo: Pintura, suspenção, forração, vidros e travas elétricas, alarme, rodas, etc. Ficou lindo e inteiro! Depois vendeu para um amigo meu e esse acabou indo morar em Laguna, Santa Catarina.
Eu fiquei dois anos sem NIVA, então consegui comprar o meu terceiro, ano 92, cor grená, também.
Fiquei seis meses com ele, tempo suficiente para minha filha caçula quase nascer no NIVA. Embora, após seu nascimento, tenha sido o primeiro veiculo que ela andou. Voltou do hospital nele.
E isso mesmo! NIVA não é qualquer carro! CADA UM TEM A SUA HISTÓRIA!
Mas não podia gastar tanto com gasolina todo mês! A razão era maior que a paixão.Tinha que troca-lo! Indicaram-me um carro 1.0 , mais barato , economico...

.
E AGORA ???

A salvação seria ganhar um prêmio em dinheiro! Suficiente para comprar uma Hilux, um Troller, um Band... Enfim, um 4x4 forte, econômico e que nunca quebre.
Mas será que existe um que não quebra?...
Tudo bem, teríamos dinheiro para mandá-lo para as melhores oficinas...
NÃO!!!, Isso não daria certo! Nunca mais perder o sono e ficar pensando em alguma adaptação!? Não seríamos tão felizes! Não precisamos de prêmios! A mãe Rússia já nos presenteou com seu  filho!
Então nada de Troller e muito menos de carro mil: DESISTIR SÓ SE NÃO HOUVER OUTRA SAIDA! Mas dessa vez felizmente havia: Troquei meu NIVA grená por um amarelo, ano 92, motor 1.6, diesel, novamente. Estava tão empolgado que nem examinei-o direito. O resultado: Tinha muita coisa pra fazer$$$!  Reformei motor, deixei tudo como queria. Custou-me o dobro!!




O BUMERANG

Um belo dia estando eu tomando chimarrão à tardinha,estacionou uma Ranger, quase zero, em frente à minha casa. Era meu amigo (aquele que levou meu ex-NIVA para Laguna),  não o via há quase cinco anos. Veio visitar seu sogro e contou-me que seu vizinho  tinha comprado o NIVA branco. Disse que o sujeito estava desesperado, porque o jipe tinha estragado e nenhum mecanico queria nem “mexer”. Venderia pela metade do preço!
MEU NIVA TAMBEM SENTIU MINHA FALTA e o destino resolveu dar uma de cupido! Ligamos para o cara e acertamos tudo. Fui buscá-lo de guincho.Meu filho,foi junto. Seriam, nada menos, 900 km de viagem .Encontrei-o quebrado e mau cuidado...
MAIS DO QUE NUNCA,PRECISANDO DE MIM!!!
Quando fomos, eu olhava a paisagem. Enquanto voltávamos não conseguia tirar os olhos do retrovisor da cabine do caminhão-guincho!
Trazia meu NIVA “AMARRADO”, novamente para casa. Surgiu-me então a idéia de
batizá-lo.. e um nome apareceu assim, derrepente: BUMERANG.
                     Bumerang voltando para casa


FINAL

A nossa vida,após decidirmos ter um NIVA,nunca mais será a mesma! Passamos a dedicar “algum”(rs,rs,rs) tempo dela à esse nosso novo e  inexplicável veiculo(Com certeza esse não é o adjetivo correto para descreve-lo).Mas tudo bem...O que eu  quero agora é divulgar os benefícios que nos proporciona!
Basta estar meio triste com alguma coisa pra gente perceber:Ta na hora de pensar no meu NIVA! Zupt,os “demais” problemas são esquecidos,ou ao menos amenizados!Trabalho,dividas,discussões,e até doenças.Parece que tudo fica mais fácil de solucionar quando deixamos pra segundo plano.Após dar uma”mexida” no NIVA.
Daí sim,já estamos fortalecidos para o que der e vier.
 Isso tudo é ser niveiro!!! Quem convive com a gente percebe, não tem  jeito, tá no sangue!
Vivemos cada dia uma “UTOPIA”, de deixar o NIVA pronto, sem mais nada pra fazer!
Mas os grandes mestres sabem também disso: É praticamente impossivel!!! Ele precisa de cuidados e atenção!
E quem realmente nos entende e nos ama,apesar de ver a nossa paixão e dedicação pelo NIVA,fica tranquilo(a): CORAÇÃO DE NIVEIRO TEM AMOR PRA TODOS!!!
Essa è uma parte da minha vida em que o NIVA participou do meu caminho e de toda minha família.não posso ficar com os dois NIVAs,infelizmente terei que vender o amarelo!
Mas antes disso,vou curtir um pouco com a cara “deles”.Andando um dia em cada um!Abraços à todos irmãos niveiros!

GENIVA      10.06.2009

                            DEDICAÇÃO

Quero dedicar essa minha exaustiva e orgulhosa história, à todos os niveiros do BRASIL e de outros países. Que mesmo sem saberem, fortaleceram-me para escreve-la. À todos dos fóruns NIVA, desde leitores, iniciantes, até os grandes mestres, gênios com seus maravilhosos NIVAs, e seus tópicos de conhecimentos, alegrias e duvidas.
Em especial ao VEIGA,meu mecânico e amigo que aprendeu e ensinou juntamente comigo desde o meu primeiro NIVA,e no ano passado infelizmente nos deixou.           

        

15 comentários:

  1. Caro Geniva!
    Temos pouco mais de um mês que adquirimos um Niva(com o mesmo tempo de pesquisa e procura), pra mim, foi amor a primeira vista, não consigo encontrar defeitos nele, deixo essa parte para o meu marido(...rsrs...), e após a leitura de sua história foi que não tive dúvida com relação a nossa compra! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte!!! Fico ao dispor no whats 51-996096975 no que poder ajudar!

      Excluir
  2. História show de bola... Muito legal mesmo.. Estou adquirindo meu niva, terei que fazer uma boa reforma nele... Estou muito empolgado... Não vejo a hora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte camarada! qqer coisa estou ao dispor no que poder ajudar,só mandar email!

      Excluir
    2. Parabéns pelo blog Camarada Geniva!
      Acabei de comprar um Niva 93 e vou precisar da ajuda de vocês aqui do blog! Qual pneu eu posso colocar no carro? Ouvir dizer que o original não é mais fabricado!

      Excluir
  3. Boa noite e parabéns pela linda história. Etou comprando meu primeiro Niva too original e com apenas 42 mil kilômetros originais. preciso da sua ajuda para torná-lo mais econõmico. Penso em modificar a carburação e qual a melhor indicada? E com a indicada quantos quilõmetros fará com um litro de gasolina. Obrigado. Ricardo

    ResponderExcluir
  4. História que me identifico, estou vivendo ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado camaradas e ao dispor camaradageniva@gmail.com

      watss51-996096975

      Excluir
  5. Niveiros! Dezembro passado realizei o grande sonho da minha vida! Consegui comprar meu Niva Nó 94. Acabei de retirar da oficina, onde fiz toda funilaria e pintura. Muito feliz e orgulhoso de hoje ser um niveiro.
    Friburgo, 21 de fevereiro de 2021

    ResponderExcluir
  6. Estou pesquisando, pretendo comprar meu primeiro NIVA ainda esse semestre.

    ResponderExcluir
  7. Tive uma experiência agradável depois que comprei um Niva, porque toda vida tive vontade de ter um, más todos me tiravam de cabeça. Más comprei e hoje tô muito satisfeito. Só estou tendo dificuldades em adquirir as peças porque mesmos os que tem as peças demoram visualizar meu ZAP, e o carrinho está no mecânico e aqui na minha cidade eles não entendem muito, e o ritmo e devagar. Más daqui uns dias acho que vai ficar pronto.

    ResponderExcluir
  8. Comprei um lada Niva há pouco tempo, só vi comentários negativo sobre o carro,gastador, difícil achar peças, tem mecânico que não sabe mexer. Enfim: só pessoas puxando pra traz. Más não vendo o meu por dinheiro nenhum. Vou na acabar de reformar ele, e ficar com ele até acabar tudo. Más já tô pensando em comprar outro pra guardar TB.

    ResponderExcluir
  9. Toda vida tive muita vontade de ter um Niva nunca tive oportunidade de comprar um quando foi está semana deus me proporcionou a realizar meu sonho meu Niva. Foi buscá-lo a uma distância de 490km sem saber como o carro estava só pela paixão cheguei lá o carro não era como eu pensava mais foi amor a primeira vista não teve jeito eu comprei a suspensão estava horrível aí sai com ele para vim para casa quando coloquei para andt o carro tremia todo,não andou 5km quebrou a base da embreagem consegui engrenar uma marcha e voltei até a cidade para soldar a base não tinha ninguém para solda, tinha a máquina mais o dono não sabia soldar aí eu mesmo soldei desmontei a suspensão como na cidade não tinha peça para ele foi em um torneiro mandei prensar os pivô e os terminar coloquei no lugar e falei agora vou para casa não andei 400m o carro engrenou a marcha aí lascou fui desmontar a alavanca quando vi os parafusos da tampa estava folgado aí caiu as molas que fica na alavanca com muito sacrifício sem saber como funciona eu conseguir montar , que bom o carro ficou primeiro aí tome pé rodei 320km filé quando eu olho os farol começa a diminuir a potência a correia estava já sem os dentes mandei meu sobrinho ir na frente com o outro caro e seguimos viagem com 50km depois começou a chover aí ferrou o carro sem farol e sem limpador de parabrisa até aí tudo bem meu sobrinho foi na frente eu me guiando pelo estop dele quando estava a faltando 60km para chegar em casa o parafuso do suporte do diferencial dianteiro quebrou aí ferro quando fui olhar a transmissão está pegando na barra de direção quando acelerava muito aí fui me arrastando até em casa graças a Deus consegui chegar em casa uma viagem de 6h gastei 11h mais não me arrependi o Niva e um guerreiro por muito menos qualquer carro não andava Nei 10% que ele andou o carro e um guerreiro e show

    ResponderExcluir